O estilo gótico deixou de ser apenas uma tendência marginal e passou a ser um dos estilos mais em alta na moda e beleza. Com a chegada da temporada, as passarelas e redes sociais foram tomadas por uma estilha que é sexy, misteriosa e dramática, sem parecer fantasia de Halloween. Mas o que é exatamente esse estilo?
Inspirado por personagens icônicas de filmes de terror, como Lydia Deetz, de Beetlejuice, e Wandinha, de A Família Addams, o estilo gótico remete a uma arquitetura clássica, ao mesmo tempo em que é reconstruído com uma abordagem moderna e renovada.
No editorial de beleza da edição de setembro da Vogue, intitulado Goth Chic, assinado pelo beauty artist Jake Falchi, sete looks apresentam um estilo que mescla esse refer̂encias e clássicos do cinema de terror com estéticas contemporâneas que dominam as redes sociais.
Um ponto de partida para o estilo é a arquitetura gótica. Em uma das imagens do editorial, um penteado traz um emaranhado de tranças e frisos propositais, criado pelo beauty artist Jake Falchi. "Consurtui" vários objetos nos fios para dar uma sensação turva e imperfeita, como se fosse um acessório que dialoga com esse universo.
Jake ainda descreveu o processo de criar esse penteado como algo que permite que as pessoas usem objetos que estão espalhados pela casa sem uso ou até joias e acessórios do seu armário. Esse não é apenas um penteado, mas sim um estilo que desafia os limites da beleza.
Outro ponto alto do estilo gótico é o delineado. Em uma das imagens, o beauty artist Jake Falchi desenhou no centro do rosto formas pontiagudas muito comuns nas construções desse estilo para criar uma espécie de tribal. O desenho foi feito com um lápis preto e finalizado com um delineador de caneta. Esse estilo de delineado transforma a maquiagem em um acessório para o look como um todo.
Outro ponto forte do estilo gótico é, sem dúvida, o batom preto. Em uma das imagens do editorial, o batom aparece como um grande clássico de beleza nessa estética. Mas o beauty artist Jake Falchi revelou que não é fã do preto nos lábios e sempre mistura alguns tons para chegar em uma cor escura que seja menos chapada e menos óbvia.
Essa é a hora de levar o estilo gótico para as ruas. O ponto é transformar o look com pequenos detalhes que remetam à beleza gôtica, como tranças e delineados, mas sem exagerar. Assim, é possível incorporar a tendência da temporada no dia a dia, sem parecer que se está fantasiada para um baile de Halloween.
O estilo gótico é muito mais do que uma tendência, mas sim um estilo que dialoga com o mundo moderno e contemporaneo. Com a ajuda de alguns passos simples, qualquer pessoa pode levar o estilo gótico para as ruas e transformar sua rotina em uma grande estilha de beleza.